GRADUAÇÃO HÉLIO ROCHA - Aprender com quem sabe, faz toda diferença!
PUBLICIDADE E PROPAGANDA

O curso

O curso de Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda é autorizado pela Portaria do MEC 602 de 28/03/2001 e reconhecido através da Portaria nº 490 de 09/02/2006, publicada no Diário Oficial da União de 10/02/2006.  Funciona no turno noturno e tem duração mínima de 4 anos  e máxima de 7 anos, com o cumprimento mínimo de 2.700 h, de acordo com o Parecer CNE/CES 329/2004 de 11/11/2004. Semestralmente são oferecidas 75 vagas. Trata-se de um curso extremamente interessante, que forma profissionais capazes de atuar com visões abrangente, estratégica e mercadológica.

Perfil profissional

O egresso de Publicidade e Propaganda será capaz de compreender e dominar ferramentas que possibilitam a solução de problemas comunicacionais com foco no mercado de trabalho e nos interesses do cliente. Além disso, estará apto a desdobrar os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos em procedimentos de comunicação apropriados. Estará preparado para desenvolver atividades de atendimento, planejamento, criação, produção, mídia, difusão e gestão das diversas intervenções publicitárias. E, também, será competente e hábil para analisar e avaliar a organização, o ambiente e o cliente do produto de comunicação; efetuar pesquisas de mercado e interpretá-las, visando a subsidiar a elaboração de campanhas publicitárias; planejar e executar atividades de criação e produção de campanhas publicitárias nos diversos veículos; planejar, executar e administrar campanhas de comunicação que envolvam a utilização da propaganda como merchandising, promoção de vendas e marketing direto; supervisionar e orientar a produção de criação e produção em mídia gráfica, eletrônica e audiovisual; compreender e contextualizar as mudanças da realidade socioeconômica nacional e internacional; manter uma visão ética coadunada com o espírito da responsabilidade social; e ter capacidade crítica em relação às práticas e teorias referentes à publicidade e propaganda para interpretar os fenômenos comunicacionais. Além disso, deve estar atento e integrado a atuar, conforme os  paradigmas da regionalização, do meio ambiente, da diversidade e da comunicação integrada.

Habilidades e Competências

Conforme as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura, cinco competências são essenciais à formação do estudante, futuro profissional. São elas:

Domínio de linguagens;
Compreensão de fenômenos;
Construção de argumentações;
Solução de problemas;
Elaboração de propostas.

Desenvolvidas estas cinco capacidades, os estudantes, futuros profissionais deverão estar aptos a utilizar as seguintes habilidades:

 

Mercado de Trabalho

Agências de publicidade ou agências de comunicação integrada;
Agências de comunicação, seja de promoção ou de organização de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas;
Empresas de produção e computação gráfica;
Assessorias de comunicação;
Veículos diversos de comunicação;
Produtoras audiovisuais;
Estúdios de design; 
Empresas digitais,
Editoras;
Departamentos de marketing e departamentos de comunicação de grandes, médias e pequenas empresas;
Assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais e de políticos;
Trabalho autônomo;
Terceiro setor; entre outros.

Duração do curso:  4 anos (mínimo)/ 7 anos (máximo)
Mínimo de 2.700 h, conforme Parecer CNE/CES 329/2004 de 11/11/2004.

Coordenação do curso: Profª Tataitá Rebouças Oliveira,
Profª Thareja Fernandes de Abreu

E-mail : tataita.reboucas@gmail.com

Download:
PROJETO PEDAGÓGICO BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL